segunda-feira, 6 de maio de 2013

O Budismo

Origem do Busdimo

O budismo não é considerado só uma religião, é também um sistema ético e filosófico, tradicional na Índia. Foi criado por Buda (Sidarta Gautamo), por volta do século VI a.C. Buda, para os seus seguidores, representa um guia espiritual e não um deus, o que os permite seguir outras religiões, se quiserem.

Segundo o hinduísmo, Buda é a encarnação ou o avatar de Vishi. O hinduísmo teve grande importância ao inicio da religião budista, porém fora interrompida na Índia, devido o avanço do islamismo e com a formação do grande império Árabe. Ainda assim, seus ensinamentos se expandiram pela Asia.

Os budistas têm como estrutura a ideia de que o ser humano está condenado a reencarnar após a morte e a passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. Por exemplo: Se você faz o bem nesta vida, colherá bem na outra; se você faz mal, colherá o mal. Resumindo em uma só palavra: CARMA. Este ciclo tem fim quando o espirito atingi o estado de nirvana (pureza espiritual), segundo eles, só assim as reencarnações chegam ao fim. No budismo, acredita-se, inclusive que as reencarnações ocorrem também em animais, por isso muitos seguidores de Buda, são vegetarianos.

Sua filosofia é baseada nas seguintes afirmações: a existência está relacionada a dor e a origem da dor é a falta de conhecimento e o desejo material. Para libertar-se da dor e do desejo material, é necessário que o homem percorra oito caminhos: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação, sendo para eles, o mais importante destes, a meditação, pois acredita-se que é através dela que se pode alcançar o estado de nirvana.

Eta filosofia, ensina também cinco comportamentos morais a serem seguidos, são eles: não maltratar os seres vivos, não roubar, ter conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar o uso de drogas ou estimulantes. Seguindo os oito caminhos e obedecendo os cinco mandamentos morais, de acordo com os budistas, o ser humano consegue evoluir e evitar o carma de uma suposta vida seguinte.

Por: Fernanda Checchio - RA: 6814006651

Dupla: Fernanda Checchio - RA: 6814006651
Thais Martins. N. Maciel - RA: 
Anhanguera Educacional - Letras 1º Semestre - Profª Mônica=

Nenhum comentário:

Postar um comentário