domingo, 28 de abril de 2013

sexualidade infantil: fases e caracteristicas


Sexualidade infantil: fases e características
          Segundo Freud sexualidade em infância é assuntos interligados. Esse desenvolvimento psicossexual se divide em cinco fases ou estágios:
v  Fase oral: ocorre entre de 0 a 2 anos. Nesta esta relacionada à excitação da cavidade oral e dos lábios onde esta associada diretamente à alimentação tendo a boca como fonte de prazer, sugar o seio da mãe, os dedos a chupeta, se alimentar. A boca se caracteriza como primeira área do corpo onde o bebe concentra sua libido, e o mesmo podem controlar.
   


       
v  Fase anal: ocorre entre dois a quatro anos. Fase do controle dos esfíncteres onde a criança terá de aprender que existe um lugar certo pra fazer xixi e coco. Associado a estar limpo e estar sujo. Nessa hora ocorre aquilo que chamamos desfraldamento quando a contatos real e visual com suas produções fisiológicas e o controle dos esfíncteres músculos anulares que regulam o transito de órgãos como a bexiga e o intestino.






v  Fase fálica: ocorre dos quatro aos seis anos. Onde ocorrem as maiores explorações e descobertas a respeito de seus órgãos sexuais. Nesse momento eles percebem a diferença entre o corpo feminino e o masculino de maneira mais evidente e a mais interesse no corpo do outro. Nesta fase a zona de erotização e o órgão sexual, focalizando prazer nas genitálias. Quando as crianças começam a adquirir consciência das diferenças sexuais corporais e surgem interesse e brincadeiras com o sexo oposto, o que leva as crianças a descobrir que seus órgãos sexuais são diferentes.

    






v  Fase de latência: usada por Freud para compreender o intervalo no desenvolvimento da sexualidade infantil geralmente identificada entre os seis e dez anos de idade. O estado daquilo que e latente, que por sua vez significa algo que não se vê.  E o tempo que estabelece, por exemplo, entre um estimulo e uma resposta, pode ser considerada antes de qualquer coisa um intervalo, a fase de latência esta localizada entre  as fases fálica e genital ou entre a organização infantil e adulta. Segundo Freud e nesse período que se desenvolvem atitudes como a vergonha e a moralidade que serão determinantes no encaminhamento dos desejos sexuais que serão despertados na puberdade.





v Fase genital: ocorre entre onze a dezoito anos. Se da com a chegada da puberdade (que diz respeito às mudanças físicas e biológicas) e da adolescência (maturação psicológica) na puberdade ocorre a maturação sexual que nas meninas se inicia aos dez anos de idade, aumento dos seios pelos pubiano , pelos axilares pode ocorrer a presença de corrimento vaginal que se da de seis a doze meses antes da primeira menstrua cão(menarca). Já nos meninos a maturação sexual pode ser percebida pelo aumento do volume dos testículos que ocorre em media aos dez anos de idade. O crescimento do pênis se da um ano após o crescimento dos testículos e a primeira ejaculação (espamarca) ocorre entre os doze anos, a mudança de voz e a q ocorre mais tarde.



Postado por Luciana Moreira De Jesus RA: 6814013716
 
Equipe:
  Luciana Moreira RA: 6814013716
  Fernanda Checchio RA: 6814006651
  Tais Regina RA: 6814007161
  Isabelle L8evai RA: 627229075

Nenhum comentário:

Postar um comentário